Banner principal do post Edentulismo: O que é, causas e tratamentos

Edentulismo: O que é, causas e tratamentos

No Brasil, o termo edentulismo significa “doença que é devastadora”, que nada mais é do que uma perda dentária de um ou mais elementos dentários, ela pode ser tanto parcial quanto total. 

Nesse caso, é preciso procurar por uma clínica implante dentário.

A falta de dente, irá acarretar vários problemas de ordem funcional do organismo, já que algumas vezes, as pessoas focam somente na parte estética. 

Porém, por exemplo, se alguém não possui dentes na boca, os alimentos não vão chegar ao organismo de forma triturada, fazendo com que o paciente tenha dificuldade em sua digestão. 

A ausência de um dente também pode causar diversos problemas locais, faciais ou em questões fisiológicas, como já foi dito. 

Por isso, é importante verificar se falta um dente ou se ele está prestes a ter um problema. Então, é preciso procurar de imediato um especialista em implantodontia.

A sua principal causa está relacionada a uma higienização oral, porque ela pode gerar cárie e doenças periodontais. 

Então, essas duas doenças, por sua vez, se não forem bem tratadas, poderão conduzir a perda dentária.

Quais são as principais causas da perda do dente?

Para que o paciente tenha edentulismo, ele vai precisar de uma série de fatores em sua boca, principalmente doenças e uma má higienização bucal. 

Então, alguns fatores que podem contribuir são: 

  • Cáries;
  • Doença da gengiva (periodontal);
  • Traumatismo dentário;
  • Má higiene da boca;

É importante lembrar, que se for um edentulismo parcial, essas doenças podem prejudicar o dente de uma forma estética, pela perda. 

Por exemplo, geralmente, elas são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, e essas placas poderão trazer o amarelamento dos dentes. 

Nesse caso, é necessário que o paciente inicie o tratamento com lente de contato para dentes.

Quais são os sintomas do edentulismo?

Caso sinta dor nos dentes, ao consumidor alimentos congelados ou doces. Então, esse é um dos principais sintomas da cárie, uma das doenças causadoras da perda dos elementos dentários. 

No começo, ela é  leve e moderada e só aparece ao ingerir alimentos gelados ou doces, mas à medida que a doença vai progredindo, vai ficando mais intensa e constante.

O dente que for atingido pela cárie, vai se dissolvendo pela ação das bactérias e isso irá fragilizar a estrutura dele, fazendo com que fique mais fácil de fraturar, e isso leva à sua perda. 

Por vezes, pode ser que o dente nem seja fraturado, mas o dentista terá que remover ele por se encontrar em um estado complexo, e assim, o paciente deverá de imediato procurar  onde fazer implante dentário.

Outros sintomas são o sangramento da gengiva e os dentes moles, que podem ser um aviso da doença periodontal, ou seja, a gengivite. 

Então, ela é uma inflamação da gengiva, e é extremamente detectável quando o paciente escova os dentes ou passa o fio dental. Assim, já é possível notar o sangramento.

Caso essa doença se desenvolva, irá passar e atingir o osso, fazendo com que os dentes fiquem mole. 

Caso esse sintoma persista e você não for até o especialista para fazer o procedimento de tratamento, o paciente poderá até mesmo, perder o dente.

Quais são as formas de tratamento do edentulismo?

Como vimos, a perda de um dente, repercute no bem-estar físico e fisiológico, além de debilitar a aparência e muitas atividades cotidianas do ser humano. 

Com base nisso, é extremamente importante procurar um tratamento para que não fique com a falta de um dente, de forma total ou parcial, da boca.

Dependendo de como foi a fratura do dente, por exemplo, se o paciente estiver sofrido uma perda total, envolvendo a raiz de tudo. 

Então, ele terá algumas opções de tratamento. Sendo assim, a primeira e melhor opção, é realizar a busca sobre o implante dental quanto custa.

A segunda opção, é a prótese física, que irá se apoiar entre os dois dentes do lado. Antes disso, terá que confeccionar um dente que será suportado por outros dois vizinhos. 

Já a terceira opção, são aquelas próteses que são removíveis. 

Quais são as formas de prevenção do edentulismo?

Para evitar esse problema, é extremamente importante fazer o uso correto e diário da escova, pasta de dente e do fio dental. 

Uma má higienização, é um fator de risco para a doença periodontal, e ela pode causar a perda dos dentes. 

Além da boa higienização e dos hábitos saudáveis alimentares, é extremamente importante visitas periódicas ao dentista e o acompanhamento clínico.

Assim, é possível perceber que as principais causas do edentulismo, na verdade, são a má higienização e os hábitos bucais ruins. 

Por isso, é sempre importante se atentar aos sintomas, como por exemplo, os dentes moles, mau hálito, gengiva inchada, e com base nesses sinais, é necessário ir até o especialista.

Através de exames, o dentista irá partir para alguns tipos de tratamento, como por exemplo, colocação do implante dental. 

Portanto, isso irá fazer com que o paciente não perca o seu desenvolvimento social, além de não prejudicar o seu organismo e a sua estética.

Leia também

Meus Cupons (1)
[geral] cupons

#PRIMEIRACOMPRA

5% de desconto