Banner principal do post Saúde bucal e doenças do coração: existe relação?

Saúde bucal e doenças do coração: existe relação?

Para cuidar bem do coração é necessário começar cuidando bem da saúde bucal. Dessa forma, entenda a relação entre a higienização, as bactérias da boca, a inflamação gengival e as doenças do coração


Por isso, se tiver algum problema de coração, deve redobrar sua higiene bucal, mantendo ela sempre em dia.


Hoje em dia, sabe-se que muitos pacientes que apresentam cardiopatia, ou seja, algumas doenças no coração, também possuem periodontite, porque algumas bactérias encontradas no coração, tem origem da gengiva ou da inflamação gengival.


Por isso, é extremamente importante cuidar da higiene bucal, para que seja possível evitar problemas posteriores no coração que possam ser muito mais graves. 


A gengivite, nada mais é do que uma inflamação gengival, causada pela presença de placa bacteriana que pode até deixar o dente amarelado, tendo a necessidade que o paciente realize um clareamento dental.


Isso acontece porque a nossa própria boca produz um biofilme dental, que se adere à superfície do dente que precisa ser removida durante a higienização, para que não evolua para a gengivite. 

Caso não seja de forma adequada, acaba inflamando a gengiva, resultando na gengivite e se não for bem tratada, sua evolução poderá partir para periodontite, uma inflamação do suporte dos dentes.

Qual a relação da gengivite com o problema cardíaco?

O processo inflamatório da gengiva, pode começar a ocasionar processos inflamatórios nas artérias do coração principalmente nas artérias coronárias. 


Com a inflamação dessas artérias, pode começar a se formar naquele local, algumas placas de gordura. Isso significa uma diminuição do fluxo sanguíneo e pode acabar formando algum coágulo que causa uma entupição da artéria.


Na outra via de acesso que as bactérias têm para o coração, que é através do sangramento de gengivas, essas bactérias caem na circulação sanguínea, e podem se instalar no coração. 


Depois, chegam na válvula cardíaca, que já pode ter tido algum problema antes, e isso seria a endocardite bacteriana. 


É importante lembrar, que os problemas gengivais, além de influenciar no coração, podem também trazer um amarelamento dos dentes, danificando totalmente a sua estética. 


Então, esse paciente também poderá optar por um tratamento de facetas de resina.

Quais são os sinais de alertas de doenças bucais que podem afetar o coração?

Além das inflamações gengivais que afetam o coração, é necessário verificar infecções mais sérias e que não sejam tratadas na boca do paciente, tanto as de canais, quanto fraturas que levam a inseminação de bactérias para dentro do osso, agravando o quadro. 


Por isso, é necessário procurar um dentista, fazer a utilização de antibióticos e dependendo do caso até mesmo internar o paciente para realizar cirurgias em um ambiente bem protegido. 


Em casos de dentes fraturados, o paciente deve iniciar um tratamento imediato com lente nos dentes para evitar qualquer tipo de problema.

Quais são as formas de prevenir que as doenças bucais tenham acesso com o coração?

A melhor maneira de prevenir, é realizando a higienização. Algumas pessoas que escovam os dentes menos de duas vezes por dia têm 70% mais chances de ter infarto. 


Esse é um dos motivos da importância de ter sempre a disciplina de escovar os dentes corretamente e manter a saúde bucal sempre em dia. Para isso, é preciso utilizar alguns equipamentos, como: 


  • Fio dental;
  • Escova de dente;
  • Pasta de dente com flúor;
  • Enxaguante bucal.

Para fazer essa higienização, é muito simples. É possível fazer com o fio dental e a escovação correta. 


Ou seja, não basta apenas escovar os dentes e apenas, é preciso fazer o uso do fio dental, que auxilia na prevenção da gengivite.


Somente com a escovação, não é possível remover tudo o que precisa de um aparelho dentário, por exemplo. 


Então, com o fio dental, é possível fazer a higienização adequada das paredes laterais, o sulco gengival, para remover todas as bactérias e restos alimentares. 


Agora, já com a escovação, é possível finalizar todo o processo de higienização da boca. 

Os dentes tortos podem interferir nessa higienização?


Algumas pessoas que possuem os dentes tortos, podem ter dificuldade de realizar a higienização bucal, como por exemplo, pode acontecer da escova não alcançar algumas extremidades dos dentes, pelo fato deles não estarem alinhados. 


Por isso, é extremamente importante que o paciente procure um ortodontista e inicie o tratamento com o aparelho móvel transparente, para que os seus dentes fiquem alinhados e a escovação possa ser feita de forma correta.


Considerando todas as situações, a saúde bucal tem uma relação imensa com doenças do coração. 


Partindo desse princípio, é importante concluir, que a saúde de modo geral tem muita relação com a bucal, por isso é fundamental cuidar da higienização da boca. 


Uma das melhores formas de tratamento é realizar a prevenção, sempre higienizando os dentes após cada refeição e visitando o dentista periodicamente. 


Além disso, é extremamente importante que as pessoas que estão com dentes tortos, iniciem um tratamento com um aparelho dental de porcelana


Afinal, com os dentes alinhados, isso facilita o processo de higienização, evitando que a pessoa possa adquirir um acúmulo de bactérias. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leia também

Meus Cupons (1)
[geral] cupons

#PRIMEIRACOMPRA

5% de desconto