Banner principal do post Síndrome de Burnout: O que é? Quais são as Causas e sintomas?

Síndrome de Burnout: O que é? Quais são as Causas e sintomas?

A Síndrome de Burnout é uma resposta ao estresse crônico relacionado ao trabalho e é caracterizada por sentimentos de exaustão, falta de motivação, desesperança e redução na satisfação com o trabalho. É muito comum entre profissionais que prestam serviços públicos, como professores, enfermeiros, policiais, médicos e advogados. Atualmente essa síndrome está se tornando bem comum no dia a dia das pessoas, por esse motivo é muito importante criar essa consciência e ficar atento aos sinais do nosso corpo.

Uma recomendação muito importante é que essa doença é grave e precisa ser tratada. Os profissionais que estão com a síndrome devem buscar ajuda médica e psicológica. É importante que sejam reconhecidos os sintomas e que seja estabelecida uma rotina de atendimento para lidar com as dificuldades.

Quais são as causas dessa síndrome?

A causa da síndrome de Burnout costuma ser o estresse crônico no trabalho, que pode ser resultado de condições de trabalho inadequadas, excesso de trabalho, cobrança excessiva, falta de reconhecimento, pressão para atingir metas impossíveis, mudanças frequentes nas demandas do trabalho, ambiente de trabalho hostil, falta de autonomia e até mesmo problemas familiares.

Conheça os sintomas da síndrome de Burnout

Os sintomas mais comuns da síndrome de Burnout incluem exaustão emocional, física e mental, falta de motivação, isolamento social, insatisfação profissional, sentimentos de inutilidade, pessimismo e sensação de fracasso. Algumas pessoas também experimentam sintomas físicos, como dor de cabeça, tensão muscular, problemas digestivos, falta de energia, distúrbios do sono e alterações da pressão sanguínea.

Os sintomas dessa doença geralmente começam de forma mais leve e acabam piorando com o passar do tempo. Habitualmente as pessoas costumam pensar que é algo isolado, temporário e passageiro. Exatamente por conta disso é imprescindível realizar uma consulta com o especialista para o diagnóstico vir de forma precoce e rápida antes que o problema possa se agravar.

Se você tiver alguns dos sintomas da síndrome de Burnout, é importante procurar ajuda médica. O tratamento costuma incluir a terapia cognitivo-comportamental e o uso de medicamentos antidepressivos. É importante lembrar que a síndrome de Burnout pode ser tratada com sucesso se o tratamento for iniciado o mais cedo possível.

Como tratar a síndrome de Burnout?

Para o tratamento dessa doença, é importante que o profissional saiba identificá-la e se comprometer a seguir os passos necessários para resolver os problemas. Os principais aspectos do tratamento são a identificação dos fatores que provocam a síndrome, a adoção de medidas para amenizar os efeitos da mesma, e a busca de novos espaços de aprendizagem e de trabalho.

O tratamento deve ser individualizado, de acordo com o caso, e deve ser orientado por profissionais qualificados. Os métodos mais usados para o tratamento da síndrome de burnout incluem a terapia cognitiva, a terapia do stress, a terapia do apoio social, e a terapia do espaço.

Normalmente o tratamento é feito por meio da psicoterapia e dependendo do caso poderá incluir o uso de ansiolíticos ou antidepressivos. O tratamento normalmente começa a surtir efeito a partir de 2 meses.

Outra dica super importante para tratar essa doença, é a prática regular de exercícios físicos e a reformulação total do estilo de vida. Se conseguir sair de férias, melhor ainda.

Importância de cuidar da saúde mental

A saúde mental é um dos assuntos que mais preocupam a sociedade atual. A população está cada vez mais preocupada com a questão da depressão, ansiedade, ansiedade social, transtorno de ansiedade generalizada (TGA), problemas de saúde mental associados ao uso de drogas e comportamento de risco. A síndrome de Burnout afeta qualquer tipo de pessoa independente de classe social ou profissão. Cuidar da saúde mental está se tornando cada vez mais importante no meio empresarial, as medidas estão sendo implementadas pelas empresas para gerenciar e cuidar da saúde mental de seus funcionários.

Podemos citar alguns exemplos: atendimento psicológico dentro da empresa, criação de um ambiente de trabalho mais receptivo e amigável, criação e implementação de uma cultura de feedback (sempre ouvir a opinião dos colaboradores) aumento do tempo livre e também a adaptação para o home office. Essas estratégias são essenciais para garantir a produtividade do trabalhador, bem como o bem-estar físico e emocional e a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Agora que esclarecemos sobre o que é a síndrome e como ela afeta a vida das pessoas, fique atento aos sintomas e sempre faça um acompanhamento médico. Os tratamentos são bem eficazes e com certeza irá proporcionar uma vida mais saudável e tranquila para quem possui a doença.

É isso pessoal, acompanhe as próximas dicas de leitura para aumentar ainda mais seu conhecimento.

O que é fibrose pulmonar? Quais são as causas, tratamentos e sintomas?
Como se transformar em um profissional de destaque na área da saúde

 

Leia também

Meus Cupons (1)
[geral] cupons

#PRIMEIRACOMPRA

5% de desconto